Contos e Descontos: Garrincha

Na minha pesquisa cronológica do nosso grande Mané, encontrei m ais uma história. Leiam e se deliciem:

HERÓI POR UM JOGO

O Botafogo voltou à Colômbia para mais um amistoso contra o time do Milionarios. Seria a segunda vez que enfrentaria o adversário, apenas um ano depois. Na primeira, um empate em 1 a 1.
No ano anterior, o estádio estava lotado. Os colombianos se mostravam ansiosos para ver craques como Nílton Santos, Pampolini, Adalberto, mas estavam lá, principalmente, para ver o astro da companhia: Mané Garrincha, o artífice de um bicampeonato mundial.
O lateral do Millionarios era um tal de Gallego, baixinho atarracado. Marcador implacável, ele teve, pela primeira vez, o privilégio (e desconforto) de enfrentar o maior ponta-direita de todos os tempos.
No entanto, Mané não esteve bem, parecia cansado da viagem. Segundo o amigo Pampolini, ele não dormira bem e por isso seu rendimento fora abaixo do normal. Mas Gallego esteve inspiradíssimo. Não deixou Mané pegar na bola. Com isso, tornou-se o grande nome do jogo. Afinal, parou nada mais nada menos do que o Gênio das Pernas Tortas, considerado no mundo um jogador imarcável, até então.
Depois do jogo, os jornais locais, além das revistas e dos programas esportivos só falavam em Gallego. Frases como “Mané Garrincha foi desmitificado, parado, devidamente engolido pelo nosso grande Gallego”; “Onde está o Gênio das Pernas Tortas, ele veio jogar?’; “Gallego pára o bicampeão do mundo”; “Querem parar Garrincha? Chamem Gallego”!
Faltava pouco para o segundo amistoso e novamente Garrincha e Gallego estariam frente a frente. Para promover a partida, a imprensa lembrou o jogo anterior, fez várias reportagens com Gallego e nenhuma com Mané. Diziam, nas resenhas esportivas, que Mané não queria jogar para não ter de passar por outro vexame.

O lateral tornou-se a principal atração da partida. Durante a semana do jogo, foi a programas esportivos. Num deles, ensinou aos laterais a forma de marcar Garrincha.
No dia da partida, um jornal esportivo estampou em primeira página fotos de Mané e Gallego. Só que a foto do lateral-esquerdo colombiano tomava meia página e a de Mané, apenas uma pequena parte do jornal, com o seguinte título: “Hoje é dia de Gallego.”
Os times entraram em campo, fotos e microfones sobre o saltitante e sorridente lateral. Adalberto lembrou uma pergunta de um repórter:
“Você vai dar sua camisa para Garrincha, Gallego?’
A resposta do baixinho: “Se ele não rasgá-la, posso presenteá-lo para que não se esqueça de mim.”
A partida começou pontualmente às 16h. Com 15 minutos de jogo, Gallego já estava humilhado, driblado várias vezes. Num dos dribles, caíra sobre um repórter na linha de fundo. Garrincha parou, ficou esperando ele voltar. Ele voltou, Mané gingou uma vez, gingou novamente e jogou a bola por entre as pernas do pobre lateral, que desabou no gramado e não se levantou mais.

Esse era o nosso Mané…

 

Saudações Alvinegras!!

3 Respostas to “Contos e Descontos: Garrincha”

  1. Leo, o Elkeson foi eleito o destaque do Brasileirão por leitores do jornal O Globo, através de uma enquete.

    Feito fantástico, que não é noticiado provavelmente por ter roubado a cena do protagonista da companhia, o R10.

    De certa forma o povo brasileiro mostrou que seu conhecimento sobre futebol pode oferecer uma tremenda resistência à empulhação midiática.

    Se fosse o R10 — certamente quem esperavam que fosse e que provavelmente levou à ‘encomenda’ da ‘pesquisa’ —, a notícia seria capa do caderno de esportes, dos jornais especializados, matéria de 2 blocos no Globo Esporte com a visita do ‘craque’, quadro especial do Faustão…

    Mas como foi o Elkeson, noticiaram somente aqui > http://oglobo.globo.com/esportes/brasileiro2011/mat/2011/09/08/destaque-do-brasileiro-na-opiniao-dos-leitores-elkeson-nao-tem-pressa-de-chegar-selecao-tenho-muita-estrada-pela-frente-925311744.asp

    E salve, salve, Garrincha Eterno!!!

    Saudações botafoguenses!

  2. Grande artista , um dos melhores jogadores de todos os tempos . tantas alegrias que deu ao Povo Brasileiro , que à época passava um pouco mal tanto económico e politico.

  3. Olá, tudo bem?

    Sou o Bernardo da equipe do futebol.com e recomendamos para o seu site os widgets gratuitos do nosso site: http://www.futebol.com/widgets

    Existem vários tipos de widgets personalizáveis e automatizados, que mostram as próximas partidas de um time em específico, outro que exibe o calendário dos clubes com os resultados e outro que mostra classificação de diversas competições de futebol do mundo inteiro, com a possibilidade de destacar um time em especial na tabela, acho que são boas opções e alguma delas se encaixarão com perfeição no seu site.

    Exemplos aqui (alterne entre as abas na parte superior do site): http://www.livescore.com.br

    Qualquer duvida, podem nos contactar via Skype: bernardo.futebol.com, ou via email: suporte@futebol.com

    Agradecemos a compreensão,

    Obrigado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: